top of page

Site para Radares


Para melhor entendimento, existem diversos tipos de Radares no Brasil, tais como o Meteorológico, o de Aproximação para Aeronaves, o de Interceptação de Aeronaves, o de Navegação Aérea, entre outros, mas o que muitos não sabem, é que todos estes Radares necessitam de toda uma logística e infraestrutura para operação destes equipamentos. O local onde este trabalho será desenvolvido, chamamos de Site.


Um Site para Radares, necessita do desenvolvimento de Projetos Executivos de várias especialidades, que definem a construção civil e mecânica a ser realizada no local, afora as instalações elétricas, de climatização, eventualmente hidrosanitárias entre outras. O primeiro passo depois de escolhido o local, é o desenvolvimento do Projeto Civil, Elétrico e também o Projeto Estrutural Mecânico da Torre que irá suportar o Radar. É de suma importância pensar também na logística a ser criada, para a execução da obra, pois a maioria dos lugares escolhidos, são de difícil acesso e demandam uma estratégia para eficácia das instalações.


Depois que todos os Projetos Executivos são aprovados, se inicia o processo de fabricação da Torre e também começa a parte de construção civil da obra, como, fundação para sustentar a Torre, a construção da Casa de Força (KF) ou Shelter de abrigo dos equipamentos, a execução do cercamento para segurança do local, entre outras instalações. Depois são feitas as instalações elétricas e hidráulicas e com a finalização da fabricação da Torre, é iniciada a montagem da mesma no local. Com a Torre montada, se inicia o processo de instalação do Radar na parte superior da Torre e por último a montagem do Radome.


Nossa Empresa teve a honra de participar de um grande Projeto em forma de Consórcio com a Empresa Selex da Alemanha, atual Leonardo da Itália, na execução de 9 Sites para Radares Meteorológicos, nas cidades de Natal/RN, Petrolina/PE, Maceió/AL, Salvador/BA, Santa Teresa/ES, Almenara/MG, São  Francisco/MG, Três Marias/MG e Jaraguari/MS, para fornecimento de Radares Meteorológicos Banda S e construção destes Sites para o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).


Este tipo de obra demanda a existência de uma Equipe Técnica qualificada e integrada, para que o Projeto seja executado de maneira correta e segura. E aqui na Engeletrica você encontra tudo isto.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page